Metodologia

A metodologia que adotamos no Jardim das Brincadeiras visa proporcionar um ensino individualizado à criança, seja em contexto de sala ou no exterior.

Acreditamos que a aplicação de uma só metodologia / pedagogia poderá ser limitativa face à diversidade de cada grupo / criança.

Assim, no Jardim das Brincadeiras, adotamos um conjunto de princípios pedagógicos que, de uma forma flexível, se adequam a cada grupo e a cada criança, respeitando as suas características, níveis de desenvolvimento, capacidades e competências a desenvolver.

Neste contexto, a Educadora é vista como modelo e mediadora de todo o processo educativo, a quem compete educar com afeto, com respeito pela individualidade, pela verdade, pela autonomia e pela liberdade, criando oportunidades para que a criança realize aprendizagens verdadeiramente significativas.

Cabe à Educadora, avaliar o desenvolvimento de cada criança e do grupo, promovendo a evolução de todas as áreas do desenvolvimento infantil (psicomotor, afetivo, cognitivo e social).

Ao longo deste caminho, a Educadora deverá refletir sobre a toda a sua prática pedagógica, ser atenta e flexível, adequando-a sempre que for necessário, em função dos objetivos propostos.

Salientamos a importância de observar e definir objetivos, desenvolver estratégias e atividades, aplicar técnicas e materiais adequados, de modo a que todas as crianças alcancem o sucesso e explorem plenamente as suas potencialidades, respeitando as suas características, capacidades e diferentes ritmos de aprendizagem.

É fundamental que as nossas crianças se sintam bem acolhidas, seguras e confiantes utilizando este espaço para aprender e ampliar as suas relações sociais e afetivas, numa relação saudável e coesa entre criança/criança e adulto/criança, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros.

A criança deve apropriar-se de diferentes tipos de linguagem (oral, escrita, matemática, corporal, plástica e musical) para expressar o seu comportamento, compreender e comunicar.

A criança deve interagir com o seu meio ambiente, com alguma independência e criatividade, permite levantar questões sobre o mesmo, expondo as suas ideias e recebendo também informação nova.

A adoção de estratégias e métodos variados facilita a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e interessante, permitindo ir ao encontro de cada criança, sendo a relação afetiva a base de toda a aprendizagem.

 

Enumeramos assim os nossos Princípios de Orientação Pedagógica:

1. Metodologias Ativas (High/Scope)

  • A Aprendizagem é realizada pela ação e vivência de múltiplas experiências significativas.

 

2. Movimento da Escola Moderna (M.E.M)

  • Acreditamos que o sucesso de cada criança contribui para o sucesso do grupo.
  • Visa um caminho de Comunicação, em que a criança tem o direito à sua criatividade e pensamento, em partilha com o grupo.
  • Participação Democrática, entre crianças e educadores, na medida em que as atitudes, valores e competências coletivas desenvolvem a própria democracia em contexto escolar.

 

3. Pedagogia de Projeto

  • Identificação do problema pelo grupo:
    • O que já sabemos.
    • O que queremos saber?
    • O que vamos fazer?
    • Onde? Quando? Quem?
    • Verificação e conclusão do que aprendemos.

 

4. Temas de Vida

  • Este modelo pedagógico ajuda a criança a desenvolver capacidades e adquirir competências básicas que serão necessárias ao longo de toda a sua vida para conseguir adaptar-se às realidades em constante transformação.

visite-nos 02

Mais do que as instalações, que foram pensadas de raiz para as crianças, é o carinho, a atenção e a dedicação das educadoras que mais justifica a minha escolha, enquanto pai.

Pai da Daniela

 

Contacte-nos

Endereço:
Jardim das Brincadeiras
Travessa da Figueira, 19, Lourel
2710-366 Sintra

Telefone: 21 924 12 32
Telemóvel: 91 250 45 61
Email: geral@jbrincadeiras.com

ver no mapa

Área Reservada aos Pais

Entidades de Tutela

logo min educacao

logo seg social

Back to top