A metodologia que adotamos no Jardim das Brincadeiras visa proporcionar um ensino individualizado à criança, seja em contexto de sala ou no exterior.
Acreditamos que a aplicação de uma só metodologia / pedagogia poderá ser limitativa face à diversidade de cada grupo / criança.
Assim, no Jardim das Brincadeiras, adotamos um conjunto de princípios pedagógicos que, de uma forma flexível, se adequam a cada grupo e a cada criança, respeitando as suas características, níveis de desenvolvimento, capacidades e competências a desenvolver.
Neste contexto, a Educadora é vista como modelo e mediadora de todo o processo educativo, a quem compete educar com afeto, com respeito pela individualidade, pela verdade, pela autonomia e pela liberdade, criando oportunidades para que a criança realize aprendizagens verdadeiramente significativas.
Cabe à Educadora, avaliar o desenvolvimento de cada criança e do grupo, promovendo a evolução de todas as áreas do desenvolvimento infantil (psicomotor, afetivo, cognitivo e social).
Ao longo deste caminho, a Educadora deverá refletir sobre a toda a sua prática pedagógica, ser atenta e flexível, adequando-a sempre que for necessário, em função dos objetivos propostos.
Salientamos a importância de observar e definir objetivos, desenvolver estratégias e atividades, aplicar técnicas e materiais adequados, de modo a que todas as crianças alcancem o sucesso e explorem plenamente as suas potencialidades, respeitando as suas características, capacidades e diferentes ritmos de aprendizagem.
É fundamental que as nossas crianças se sintam bem acolhidas, seguras e confiantes utilizando este espaço para aprender e ampliar as suas relações sociais e afetivas, numa relação saudável e coesa entre criança/criança e adulto/criança, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros.
A criança deve apropriar-se de diferentes tipos de linguagem (oral, escrita, matemática, corporal, plástica e musical) para expressar o seu comportamento, compreender e comunicar.
A criança deve interagir com o seu meio ambiente, com alguma independência e criatividade, permite levantar questões sobre o mesmo, expondo as suas ideias e recebendo também informação nova.
A adoção de estratégias e métodos variados facilita a aprendizagem, tornando-a mais motivadora e interessante, permitindo ir ao encontro de cada criança, sendo a relação afetiva a base de toda a aprendizagem.
Enumeramos assim os nossos Princípios de Orientação Pedagógica:
1. Metodologias Ativas (High/Scope)
- A Aprendizagem é realizada pela ação e vivência de múltiplas experiências significativas.
2. Movimento da Escola Moderna (M.E.M)
- Acreditamos que o sucesso de cada criança contribui para o sucesso do grupo.
- Visa um caminho de Comunicação, em que a criança tem o direito à sua criatividade e pensamento, em partilha com o grupo.
- Participação Democrática, entre crianças e educadores, na medida em que as atitudes, valores e competências coletivas desenvolvem a própria democracia em contexto escolar.
3. Pedagogia de Projeto
- Identificação do problema pelo grupo:
- O que já sabemos.
- O que queremos saber?
- O que vamos fazer?
- Onde? Quando? Quem?
- Verificação e conclusão do que aprendemos.
4. Temas de Vida
- Este modelo pedagógico ajuda a criança a desenvolver capacidades e adquirir competências básicas que serão necessárias ao longo de toda a sua vida para conseguir adaptar-se às realidades em constante transformação.